A indústria de processamento de pagamentos cresceu tremendamente nos anos 20 do século XXI, cultivando um mercado fresco de empresas fora da blockchain que adotam soluções de pagamentos com criptomoedas. Fruto disso, a globalização das criptomoedas enquanto alternativa às moedas fiduciárias acelerou exponencialmente, com mais de 500 milhões de proprietários de criptomoedas prontos para gastarem as suas moedas virtuais em várias compras.
Não é nenhum segredo que a aceitação de pagamentos com criptomoedas é uma estratégia viável para aumentar as fontes de receita em 2024. Mas que mecanismo é o ideal para as suas necessidades de processamento de pagamento? Este artigo responderá a esta pergunta crucial analisando plataformas de pagamentos open-source e apontando os seus prós e contras.
Principais Considerações
- As plataformas de pagamentos com criptomoedas tornaram-se globalmente populares devido à ascensão das atividades de compra a nível mundial com criptomoedas.
- Há três opções principais de plataforma disponíveis – soluções internas, software de marca branca e alternativas open-source.
- No papel, as soluções open-source são totalmente gratuitas e podem diminuir os períodos de implementação no mercado para os negócios.
- No entanto, frequentemente, o software open-source é complexo e privado de recursos de segurança e da documentação adequada.
Porque São Importantes as Plataformas de Pagamentos com Criptomoedas?
A indústria de pagamentos online cresceu exponencialmente em todo o globo, com os negócios de comércio eletrónico a provocarem uma enorme sensação na indústria do retalho. Hoje, a maioria dos produtos e serviços pode ser adquirida e vendida online, e os pagamentos com criptomoedas estão a ganhar uma fatia de leão deste mercado digital a cada ano que passa. Em 2024, mais de 15 000 negócios de remonta adotaram as criptomoedas como uma opção de pagamento legítima.
No entanto, para integrar as capacidades de processamento de transação com criptomoedas, os negócios precisam de adquirir a sua respetiva plataforma de pagamentos. Há três opções distintas para os negócios: desenvolverem o seu respetivo sistema de processamento de pagamentos do zero, estabelecendo parceria com uma prestador de plataforma de pagamentos ou utilizar software de pagamentos open-source.
As opções internas adequam-se principalmente a empresas maiores, que já possuem recursos suficientes e um departamento de programação dedicado para alcançar este objetivo.
Considerando os benefícios proporcionais, este empreendimento pode ser demasiado dispendioso para as empresas de média dimensão. As plataformas de pagamentos de marca branca disponibilizadas por terceiros são uma opção muito mais barata, mas têm limitações distintas relacionadas com a diversidade de escolhas de moeda e o quão rápido pode processar os pagamentos. No entanto, os prestadores de plataforma terceiros cobram taxas de plataforma acessíveis e podem prestar rapidamente o serviço a empresas mais pequenas.
A terceira opção, as plataformas open-source, combinam alguns dos benefícios de ambos os mecanismos supra. No entanto, também herda muitos dos problemas correspondentes. Analisemo-los mais detalhadamente.
O que é uma Plataforma de Pagamentos com Criptomoedas Open-source?
Uma plataforma open-source é uma plataforma de pagamentos com criptomoedas inteiramente gratuita que é disponibilizada online. Este software não tem quaisquer encargos e pode ser acedido por qualquer pessoa com uma ligação de internet estável e conhecimento fundamental sobre uma API de plataforma de pagamentos com criptomoedas.
É possível descarregar e integrar plataformas open-source na sua infraestrutura sem pagar direitos de exploração aos criadores do software. Agora, talvez se esteja a interrogar sobre o porquê de existirem plataformas open-source em primeiro lugar. Afinal de contas, as plataformas devidamente trabalhadas são uma mais-valia enorme no comércio online e porque é que alguém haveria de as oferecer gratuitamente?
A resposta é muito simples — a comunidade de programadores publica frequentemente projetos open-source para atrair parceiros e possíveis investidores, enquanto partilham produtos digitais com todos os utilizadores da Internet.
No entanto, a qualidade do software open-source pode variar imenso, e as plataformas de pagamentos não são diferentes. Por conseguinte, falemos sobre algumas das vantagens e dos contratempos que pode encontrar caso considere uma abordagem open-source à integração da sua plataforma.
As Vantagens das Plataformas Open-source
Apesar da sua qualidade irregular, as plataformas open-source fiáveis possuem custos iniciais mais baixos e, potencialmente, podem acelerar o seu período de implementação no mercado. Eis com o que pode contar.
Taxas e Custos Operacionais Mais Baixos
Conforme mencionámos supra, as plataformas open-source são totalmente gratuitas, incluindo as taxas de comissão pagáveis a quaisquer terceiros. Os criadores open-source não cobram dinheiro, seja de que forma for, dado que a ideia é partilhar a tecnologia gratuitamente.
Por conseguinte, no papel, a adoção de plataformas open-source pode ser a opção mais barata para as startups com recursos limitados que tenham dificuldade em acumular capital substancial. Embora o software open-source requeira ajustes técnicos e especialistas de programação para o integrarem com êxito, este não requer um departamento TI dedicado. Em muitos casos, um único ou um par de programadores pode ser o suficiente para lidar com todas as alterações necessárias.
Implementação no Mercado Mais Rápida
Dado que a maioria do software está pronto a lançar e só precise de ajustes para ser lançado, as plataformas open-source podem ser rapidamente preparadas para serem implementadas no mercado. Naturalmente, a finalização das alterações open-source dependem da experiência dos seus especialistas técnicos e da complexidade da sua infraestrutura TI em particular. No entanto, em média, as plataformas open-source demoram muito menos tempo a ser implementadas.
Em casos específicos, a melhor plataforma de pagamentos open-source pode nem sequer precisar de quaisquer alterações substanciais para ser lançada. Nessas condições ideais, o software open-source pode ser a solução mais adequada para as startups em ascensão que têm de compensar a sua escassez de tamanho através da criatividade e do esforço extra.
Teoria vs. Atualidade: os Contratempos das Plataformas Open Source
Apesar dos benefícios analisados supra, as soluções de plataforma open-source raramente funcionam conforme pretendido. Infelizmente, as soluções open-source são suscetíveis a vários problemas de processamento de pagamentos e a limitações técnicas.
Fruto disso, estas ferramentas podem levar a despesas excessivas, inúmeros erros operacionais e a desempenho abaixo do pretendido. Vejamos.
Custos Escondidos e Dificuldades de Manutenção
Embora o software open-source não inclua custos diretos, a versão que adquire pode ser limitada em termos de capacidades. Por exemplo, uma solução open-source pode não ser uma plataforma de pagamentos com criptomoedas alojada automaticamente. Nesse sentido, precisará de serviços de plataforma de pagamentos de terceiros para concluir a sua infraestrutura open-source, algo que vai no sentido contrário da finalidade de utilizar a versão gratuita.
Adicionalmente, os programas open-source podem, frequentemente, conter erros e apresentar problemas técnicas após o lançamento. Estes erros e falhas, além de aumentarem os custos de manutenção de rotina, também diminuem a qualidade do serviço, deixando os clientes desapontados com os tempos de processamento e frustrados com os atrasos ou cancelamentos de pagamentos.
Complexidade de Programação e Escassez de Documentação
A maioria das soluções open-source é desenvolvida por algum tipo de empresa de desenvolvimento de plataforma de pagamentos com criptomoedas como uma experiência para testar novas tecnologias. Dado que a natureza do software open-source é, frequentemente, experimental, a sua estrutura de programação basilar pode ser muitíssimo complexa para programadores júnior ou de nível intermédio.
Por conseguinte, pode passar por dificuldades significativas no processo de ajuste e de integração do código. Eventualmente, pode até precisar de contratar programadores mais competentes e experientes para ordenar tudo, o que pode levar a ainda mais despesas.
A escassez de documentação oficial pode baralhar este problema dado que os seus programadores não terão diretrizes a seguir, tornando todo o processo de integração e de configuração mais desafiante.
Preocupações de Segurança
Frequentemente, as soluções open-source surgem sobre a forma de software GitHub de plataforma de pagamentos com criptomoedas. Isto significa que a solução é simplesmente carregada para o repositório GitHub e disponibilizada a todos para a estudarem.
Embora a liberdade de escolha seja excelente, esta suscita preocupações de segurança dado que qualquer um pode estudar o código e idenfiticar fraquezas e pontos de entrada. Por conseguinte, quando considera uma solução open-source, deve gastar dinheiro extra em ferramentas e práticas de cibersegurança adicionais.
Considerações Finais – Que Solução de Plataforma de Pagamentos com Criptomoedas é a Melhor para Si?
Embora as soluções open-source sejam proeminentemente apresentadas nas mais recentes notícias da indústria de pagamentos, estas são bastantes controversas pelos motivos supra. A escassez de padronização, a complexidade técnica desconcertante e as medidas de segurança são problemas enormes, particularmente na indústria dos serviços financeiros, onde os utilizadores confiam as suas contas a empresas.
Assim sendo, mesmo embora as soluções de plataforma open-source sejam, de longe, as opções mais baratas no mercado, elas têm inúmeras lacunas que, em última instância, poderão torná-las no mecanismo de processamento de pagamentos mais dispendioso.
Fruto disso, é aconselhável gastar mais numa plataforma de pagamentos com criptomoedas de marca branca. Embora esta opção seja consideravelmente mais cara de início, os encargos que poupa na segurança, manutenção e apoio técnico compensarão ou até superarão as poupanças que realiza com o software open-source.